Home COLUNA DO DANDÃO Brasileirão ainda sem favoritos

Brasileirão ainda sem favoritos

57
 PUBLICIDADE

Clique na capa para acessar a nova edição do Futebol Acreano em Revista

Menos de um mês do início do Campeonato Brasileiro de 2017, está difícil apontar um clube que poderá despontar na competição. Os principais estaduais estão na fase decisiva, mas há ainda várias incertezas sobre o futuro dos grandes times.

Surpreendeu a queda do Santos ainda nas quartas de final do Paulista. Parecia um time em ascensão no segundo semestre do ano passado, quando teve uma arrancada espetacular e acabou chegando em segundo, na frente do Flamengo, no Campeonato Brasileiro. Um time de jovens se tornou a grande promessa. Mas ainda existe tempo de acertar a equipe.

Já que falamos do Flamengo, era outra esperança desse ano, embora seja prematuro dizer que o time já não é aquele tão competitivo do meio do ano passado. A queda no final da temporada 2016 foi visível, começou bem 2017 e agora tenta se firmar. A quantidade excessiva de compromissos, porém, cria esses embaraços à composição do time.

Sinceramente, não vejo Corinthians e São Paulo com evolução esse ano em relação a 2016. A não ser que haja uma reviravolta de qualidade no elenco. Um dos dois chegará a final do Campeonato Paulista, mas já se sabe que o torneio estadual é pouca referência para se determinar o que pode se esperar do restante da temporada, notadamente o Campeonato Brasileiro – embora o Paulista seja o mais competitivo entre todos eles.

O Vasco talvez seja o maior exemplo dessa última afirmativa. O time da Colina voltou à elite com certa dificuldade, mas no estadual não tem feito feio. O cambaleante Campeonato Carioca desse ano vai ser menos indicativo do futuro dos clubes que dele participam. Nessa sobra talvez o Botafogo se salve, depois de um promissor segundo semestre de 2016 e início de ano acima do que se esperava – notadamente por conta da Libertadores.

O Fluminense segue na incógnita das últimas temporadas. Um elenco que se renovou pouco em qualidade fez um Brasileirão regular, e terá nas finais do Carioca a chance de se fixar como um time competitivo.

O Palmeiras continua com destaque no futebol brasileiro. Não ganhará tudo que competir por que o calendário puxado não o permitirá (não tire conclusões somente pelo Paulista), mas tem fôlego para dar a torcida algumas alegrias até o fim da temporada.

Artigos relacionados

42

55