Home MAIS FUTEBOL Eleições da ABRACE ocorrem dia 31 de março

Eleições da ABRACE ocorrem dia 31 de março

 PUBLICIDADE

Clique na capa para acessar a nova edição do Futebol Acreano em Revista

DA REDAÇÃO

A bela Fortaleza (CE), chamada de “Terra do Sol”, será sede do 43º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos. O evento está agendado para ocorrer no período de 30 de março a 1º de abril no Hotel Praia Centro.

Pelo décimo quinto ano consecutivo uma delegação acreana estará presente aos debates. Eleito mês passado para presidir a Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), o jornalista Alberto Casas confirmou presença no encontro. O vice-presidente da entidade acreana, Manoel Façanha, também membro do conselho fiscal da Abrace, será outro acreano participantes do evento. A delegação da Acea será composta ainda pelos jornalistas Raimundo Afonso Gomes e Francisco Dandão.

Em 1975, o presidente Mauro Pinheiro fala aos presentes no congresso da Abrace. Campos Pereira (camisa listrada) representou a crônica esportiva acreana. Foto/Arquivo Pessoal de Manoel Façanha

Em 1975, Campos Pereira representou o Acre no Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, ocorrido em Fortaleza-CE. Foto/Arquivo pessoal de Manoel Façanha.

Em 2009, a Abrace homenageou o jornalista Francisco José, ex-presidente da entidade. Foto/Manoel Façanha

Candidatos à presidência da ABRACE

Os cronistas Afonso Alberto e Kleiber Beltrão disputam a presidência da Abrace. Foto/Cedida

O congresso deste ano em Fortaleza elegerá a nova diretoria da entidade esportiva. O pleito ocorre no dia 31, no segundo expediente, com dois candidatos disputando o poder político da entidade. Indicado pela Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), o professor e jornalista esportivo Kleiber Beltrão, 71 anos (49 deles dedicados a crônica esportiva), busca seu primeiro mandato na direção da entidade nacional. A outra candidatura pleiteante ao cargo pertence ao cronista esportivo Afonso Alberto. O candidato foi indicado pela AMCE (Associação Mineira de Cronistas Esportivos) e tem cinco décadas de serviços prestados ao jornalismo esportivo.

Vice da Acea recebe convite de Beltrão

Os cronistas esportivos Alberto Rodrigues Casas, Kleiber Beltrão e Manoel Façanha durante o Congresso de Brasília-2016. Foto/Francisco Dandão

Convidado pelo candidato Kleiber Beltrão, o jornalista Manoel Façanha, 46 anos, hoje vice-presidente da Acea e membro do conselho fiscal da Abrace, será candidato à vice-presidente para a Região Norte na chapa de Beltrão e Sérgio Carvalho (Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo) a disputa da Abrace.

Kleiber justificou o convite ao vice-presidente da Acea pelos relevantes trabalhos realizados pelo cronista na entidade acreana e ao bom relacionamento do mesmo com os demais membros da crônica esportiva nacional.

Delegação acreana será composta pelos cronistas esportivos Francisco Dandão, Manoel Façanha, Raimundo Afonso e Alberto Casas

Despedida

Depois de mais de duas na presidência da Abrace, Aderson Maia vai deixar o cargo. Foto-Manoel Façanha

O congresso marca a despedida da presidência de Aderson Nogueira Maia, 80 anos. O cronista cearense administra a entidade nacional desde 1995, após indicação da Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco (ACDP).

Em dezembro-2015, o presidente Aderson Maia visitou as instalações da Federação de Futebol do Acre. Foto-Arquivo da Acea

Aderson Maia durante visita ao estádio Arena da Floresta fez elogios as praças esportivas acreanas. Foto-Manoel Façanha

Em 2015, o presidente Aderson Maia foi homenageado no Acre pela Acea e Federação de Futebol do Acre. Foto/Arquivo Acea

No mês de dezembro/2015, a convite da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea) e da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Aderson Maia visitou o Acre pela primeira vez. O cronista participou do lançamento da revista da FFAC, mas antes fez questão de conhecer os estádios Florestão e Arena da Floresta. Maia ainda teve fôlego para participar da resenha esportiva da Rádio Difusora Acreana.

Organização/apoio

A realização do 43º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos é uma realização da Associação dos Profissionais dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC) e da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace). O evento tem apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Cearense de Futebol (FCF), Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza.