Home ATLÉTICO ACREANO Galo sobe 15 posições, mas Estrelão e FFAC voltam a cair no...

Galo sobe 15 posições, mas Estrelão e FFAC voltam a cair no Ranking Nacional dos Clubes

 PUBLICIDADE

Clique na capa para acessar a nova edição do Futebol Acreano em Revista

MANOEL FAÇANHA

Nem mesmo o Atlético Acreano subindo 15 posições no Ranking Nacional dos Clubes 2016 não foi suficiente para evitar pelo terceiro ano seguido a queda da Federação de Futebol do Acre no ranking da entidade nacional.

O ranking foi divulgado na noite da última segunda-feira (12) e traz o Grêmio, campeão da Copa do Brasil, como o líder, seguido do Palmeiras, campeão brasileiro da temporada.

No ano passado, a FFAC ocupava 20ª posição (2.192 pontos), mas com os resultados adversos durante as competições nacionais, principalmente por parte do Rio Branco, a entidade local passou a ocupar 21ª colocação, com 2.362 pontos. Porém, na região Norte, a federação local é superada apenas pelo Pará (12º) e Amazonas (20º). Mesmo com a perda de mais uma posição no ranking nacional, o futebol local voltará a contar com dois representantes na disputa da próxima Copa do Brasil.

Galo sobe
No ano passado, o Galo Carijó, campeão acreano deste ano, ocupava 114º com 396 pontos. Porém, a boa campanha na disputa da Série D empurrou o time para 99ª colocação com 614 pontos.

Com eliminações precoces nas disputas das copas Verde e Brasil, além da Série D deste ano, o Estrelão voltou a cair no Ranking Nacional dos Clubes. No ano passado, o alvirrubro era 65º com 1.444 pontos, mas agora o clube caiu duas posições (67º com 1.291 pontos). Porém, o vice-campeão acreano ainda fica em quinto entre os clubes da região Norte, atrás de Paysandu (30º), Remo (57º), Águia de Marabá (61º) e Nacional-AM (63º).

Com uma participação em torneios nacionais, o caçula Galvez ocupa a 164ª posição com 250 pontos. O clube militar neste ano participou da Copa do Brasil, onde chegou à segunda fase, após eliminar o Rio Branco, mas na fase seguinte sendo eliminado pelo Santos-SP.

Outro clube acreano que aparece no ranking é o Plácido de Castro. O Tigre do Abunã é o 124ª colocado com 352 pontos para a 170ª com 207. O ranking de clubes da CBF leva em consideração a posição dos times nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro e participação na Copa do Brasil.