Home ANDIRÁ Oito equipes e um objetivo: o título

Oito equipes e um objetivo: o título

MANOEL FAÇANHA

Emoção garantida! Preparem o coração, as camisas e as bandeiras! Façam suas apostas, a bola vai rolar na tarde deste domingo (21) para a abertura da 30ª edição do Campeonato Acreano de Futebol Profissional.

A rodada inaugural começa com dois jogos no estádio Antônio Aquino Lopes, o Florestão. Na abertura, às 15h30, teremos o confronto entre o Atlético Acreano, bicampeão da primeira divisão, encarando o São Francisco, o ‘caçula’ do torneio, após conquistar o vice-campeonato da 2ª divisão do ano passado e ficar com a vaga da Adesg após o clube desistir da competição. Na partida de fundo, às 17h30, o Rio Branco mede forças contra o Andirá EC.

A primeira rodada será finalizada na quarta-feira (24) com outros dois jogos no estádio Arena da Floresta: Plácido de Castro x Vasco da Gama (17h30) e Galvez x Humaitá (19h30).

Regulamento

Oito clubes divididos em dois grupos participam do torneio. O grupo A é formado por Andirá, Atlético-AC, Humaitá e Plácido de Castro. No grupo B estão Galvez, Rio Branco-AC, São Francisco e Vasco-AC. No primeiro turno as equipes jogam fora de seus respectivos grupos. Os dois melhores de cada chave avançam as semifinais e os vencedores decidem o título do turno. No returno, as equipes jogam entre si, classificando-se as duas melhores de cada chave para a disputa das semifinais e finais (jogos únicos, assim como foi no primeiro turno). Havendo campeões de turno diferentes, as duas agremiações fazem dois jogos extras para apontar o campeão da temporada. O regulamento aponta ainda que o último colocado cai para a segunda divisão da próxima temporada.

O campeão e vice-campeão estadual garantem vaga nas edições das copas Verde e Brasil. Caso o Atlético Acreano permaneça na disputa da Série C do próximo ano, o estado terá três representantes em competições em 2019. A grande decisão do 30ª edição do Campeonato Acreano de Futebol Profissional está marcada para a primeira quinzena do mês de abril.

Locais de jogos

Neste primeiro turno, os jogos da competição serão realizados em Rio Branco, no estádio Florestão e na Arena da Floresta, mas existe a grande possibilidade da realização de jogos no estádio Ferreirão, em Plácido de Castro, quando o mando de campo for do Plácido de Castro.

Aos domingos, a rodada começa às 15h30. Nas quintas-feiras, a bola começa a rolar às 17h30.

Tabela pode sofrer novos ajustes

Para evitar confrontar os jogos do Campeonato Acreano com a festividade do domingo de Carnaval (11/2), a Federação de Futebol do Acre (FFAC) estar estudando a possibilidade de antecipação da rodada para o sábado (10/2). Também pode ocorrer alteração na tabela em caso de confrontos de datas do estadual com as disputa das copas Verde e Brasil.

Artigos relacionados