Home MAIS FUTEBOL Ex-goleiro do futebol acreano está na UTI de hospital de Belém-PA

Ex-goleiro do futebol acreano está na UTI de hospital de Belém-PA

407

MANOEL FAÇANHA

Uma notícia triste divulgada na manhã de ontem (8) abalou o meio futebolístico acreano. Trata-se do grave problema de saúde enfrentado pelo ex-goleiro Ilzomar Pontes do Rosário. Um paraense de 59 anos acometido de ELA (esclerose lateral amiotrófica), uma doença neurodegenerativa fatal de causa desconhecida que acomete os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos voluntários. A doença é caracterizada pela perda progressiva da força muscular, que afeta os movimentos, a fala e a deglutição, causando paralisia.

No domingo (7), Ilzomar foi internado numa UTI de um hospital de Belém-PA, sendo entubado e, ontem, permaneceu em coma induzido, respirando apenas com auxilio de ventilação artificial. O ex-goleiro descobriu a doença nos últimos cinco meses e, a partir daí, resolveu fixar residência ao lado dos familiares, precisamente na cidade de Belém-PA. O ex-jogador era frequentador assíduo nas redes sociais, mas alegando problema de saúde, informou aos amigos que estaria dando um tempo na interação.

Chegada ao Acre

Ilzomar do Rosário chegou ao Acre em 1977, como goleiro de futebol, mas anos depois passaria a fazer parte do Exército Brasileiro. O primeiro clube foi o Independência, mas ele também jogou pelas agremiações de Rio Branco, Juventus e Atlético. A boa impulsão, a coragem de buscar a bola nos pés dos atacantes adversários e o reflexo apurado o fez figurar entre os melhores da posição em nosso futebol e ainda colecionar inúmeros títulos.

Rio Branco – 1984. Em pé, da esquerda para a direita: Chicão, Ilzomar, Paulo Henrique, Marquinho Amor, Zenon e Neórico. Agachados: Roberto Ferraz, Merica, Mariceudo, Gil e Neivo. Acervo/Mariceudo

Rio Branco – 1986 – Paulo Maravalha, Paulo Roberto, Ilzomar, Roberto, Valmir, Marquinho Amor e Chicão – Gil, Jorge Luiz, Oton, Paulo Henrique e Venícius – Acervo Jorge Luiz.

A esposa Aurinete Souza e Ilzomar Pontes durante aniversário do ex-goleiro. Foto/arquivo pessoal de Aurinete Souza.

Na vida profissional não foi somente a bola que deu cara ao arqueiro Ilzomar do Rosário. Sempre muito simpático e inteligente, ele ainda arranjou tempo concluir o curso de Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e, posteriormente, assumir o cargo de delegado e corregedor de polícia, funções as quais já se encontra aposentado.