Home OUTROS ESPORTES Paulista ganha seu primeiro Grande Mestre de Xadrez no Acre

Paulista ganha seu primeiro Grande Mestre de Xadrez no Acre

80

Wescley Camelo

O paulista Luís Paulo Supi, de 21 anos, ganhou o maior título do xadrez mundial, a qualificação vitalícia de Grande Mestre. A proeza foi reconhecida ao conquistar três normas, quando o competidor tem desempenho de destaque em competições com outros Grandes Mestres e ultrapassar a marca de 2,5 mil pontos no ranking mundial.

A marca foi batida, nesta quinta-feira (14), depois de conquistar cinco vitórias e quatro empates, no Campeonato Magistral Acre de Xadrez, realizado no Resort Hotel, em Rio Branco. Para o enxadrista, é um resultado que vinha buscando a bastante tempo e competente por sido na região Norte.

– Estou feliz pelo resultado. Era algo que já vinha buscando a algum tempo e fico bastante contente por sido aqui na região Norte, onde também conquistei o título de Mestre Internacional. Acabei ganhando os meus dois principais títulos na região – disse enxadrista.

Para conquistar título, Luís Paulo teve que competir com atletas da Bolívia, Peru, Paraguai e Cuba. Mal conquistou o título, o enxadrista já tem uma nova meta para o futuro: disputar a Olimpíada de Xadrez, que será realizada na Geórgia em 2018. Para chegar lá, precisa ficar entre os cinco primeiros jogadores brasileiros no ranking da federação mundial do esporte até o mês de abril.

– Meu objetivo em 2018 é está entre os cinco melhores para garantir a participação na Olimpíada e também melhorar a minha posição dentro do ranking brasileiro – ressaltou.

Para o presidente da Federação Acreana de Xadrez, Neurismar Souza, a entidade fecha o calendário com uma competição que reuniu os melhores do país e da América Latina. A competição realizada no Acre distribuiu mais de R$ 50 mil em prêmios.

Competição reuniu mais de 60 enxadristas do Brasil, Bolívia, Peru, Paraguai e Cuba. Torneio foi realizado nesta quinta-feira (14), no Resort Hotel, em Rio Branco.

Feliz Natal -2017