Home OUTROS ESPORTES 1º Aberto de Tênis em Cadeira de Rodas será dia 16/12

1º Aberto de Tênis em Cadeira de Rodas será dia 16/12

88

MANOEL FAÇANHA

Com objetivo de promover uma integração entre as pessoas com deficiência (PCD), usando como ferramenta o esporte paralímpico, ocorre neste sábado (16) a partir das 8h, no Ginásio Álvaro Dantas, a disputa do 1º Aberto de Tênis em Cadeira de Rodas.

A ideia do projeto é do educador físico e fisioterapeuta João Paulo Sena Fernandes. Segundo ele, o torneio servirá ainda para a divulgação da modalidade e o crescimento do número de paratletas participantes.

João Paulo explica que a ideia de introduzir a modalidade no Estado surgiu a partir de abril deste ano, por meio da doação de duas cadeiras de roda por parte da Federação Acreana de Tênis. Daí em diante, ele ganhou a dura missão de conseguir adeptos para a modalidade. “Iniciamos o trabalho de maneira tímida, mas, aos poucos, a ideia foi ganhando corpo e aumentou o número de interessados, apesar de encontrarmos algumas dificuldades o que é normal para quem trabalha com pessoas com mobilidade reduzida”, disse o fisioterapeuta.

A disputa do 1º Aberto de Tênis em Cadeira de Rodas irá servir ainda para apresentar da nova modalidade paralímpica aos acreanos, segundo explicou João Paulo. O evento será realizado em parceria da Federação Acreana de Tênis – Fact e Secretaria Adjunta de Esportes.

Dificuldades

Entre as dificuldades enfrentadas pelos participantes para o crescimento da modalidade está à falta de transporte, assim como a ausência de insumos para a higiene pessoal dos atletas, o que acarreta vulnerabilidade para contrair infecções dentre outras patologias. No entanto, segundo João Paulo, a força de vontade de todos os participantes e o processo de divulgação que a modalidade está ganhando servirá para o crescimento do tênis em cadeira de rodas.

FRASE

“Nosso objetivo com o torneio será aumentar o número de participantes da modalidade”

João Paulo Sena Fernandes, idealizador da competição.

Feliz Natal -2017