Home GIRO BRASIL Título da Copa Sul-Americana também se comemora

Título da Copa Sul-Americana também se comemora

76

Apesar de alguns tratarem com certo desdém, a Copa Sul-Americana tem seu valor. E o Flamengo, se vencer, terá grande mérito sobre a conquista – e mais um título importante à sua história.

Trata-se da segunda competição mais destacada interclubes do continente – depois da Libertadores. E muito mais relevante do que a Copa do Brasil, por exemplo (que o Flamengo perdeu esse ano para o Cruzeiro na decisão).

Lembro bem quando o torneio começou, sendo subvalorizado pelos clubes brasileiros. Mas daí vieram as vitórias do Internacional (2008) e depois do São Paulo (2012), despertando entre os times e seus torcedores daqui o desejo de conquistá-la.

O Flamengo tem um histórico curioso com as competições semelhantes à Copa Sul-Americana, antes de sua criação, em 2002. A Copa Mercosul, que durou pouco tempo, foi conquistada pelo Flamengo em 1999 sobre o Palmeiras, em duas partidas cheia de gols (13, no total).

Em 1995, o Rubro Negro chegou à decisão da Supercopa Sul-Americana, que antecedeu a criação da Copa Mercosul, justamente contra o adversário atual, o Independiente. Naquele ano o Flamengo completaria 100 anos e estava chegando ao final da temporada sem erguer sequer um título – havia, portanto, uma pressão forte pela conquista.

O técnico era o jornalista Washington Rodrigues, o Apolinho, algo incomum no futebol. O segundo jogo da final da Supercopa foi no Maracanã. O clima era de Copa do Mundo. O Flamengo havia perdido a primeira partida na Argentina por 2 a 0. Com o estádio lotado, fez apenas um gol (de Romário) e perdeu o título em casa diante de mais de 100 mil pessoas. A frustração foi geral.

A Supercopa Sul-Americana e a Copa Mercosul foram substituídas pela Copa Sul-Americana de hoje. Destaca-se que até os anos 1980 a Libertadores era também um tanto desprezada pelas equipes brasileiras. Com o tempo foi ganhando relevância, tornando-se para muitos clubes importante até fazer parte nem que seja da fase de grupos.

A Copa Sul-Americana seria uma espécie do torneio Liga da Europa, segunda maior competição interclubes do Velho Continente, depois da cobiçada Liga dos Campeões. Olhando mais de perto esse segundo torneio europeu, que já se realiza desde 1971, vê-se também grandes equipes participando. O último campeão foi nada menos do que o Manchester United, numa final de partida única contra o holandês Ajax.

Portanto, se o Flamengo levar o título nessa quarta-feira, torcedores rubro-negros, tratem de comemorar. O continente também é seu.

Feliz Natal -2017

Artigos relacionados