Home ANDIRÁ Atlético e Adesg abre o estadual dia 21/1

Atlético e Adesg abre o estadual dia 21/1

MANOEL FAÇANHA

Num encontro bem representativo, ocorrido na tarde de ontem (24), no auditório da Federação de Futebol do Acre (FFAC), dirigentes dos clubes da Primeira Divisão, aprovaram o regulamento e a tabela do Campeonato Acreano/2018. O torneio começa dia 21 de janeiro com dois jogos no estádio Florestão.

Na abertura, às 15h30, ocorre o choque dos campeões, com o confronto entre Atlético Acreano e Adesg. Em seguida, às 17h30, o Rio Branco encara o Andirá EC.

A primeira rodada será finalizada dia 25, com dois jogos no estádio Arena da Floresta: Plácido de Castro x Vasco da Gama (17h30) e Galvez x Humaitá (19h30).

Chaves

Respeitando os critérios técnicos do último Campeonato Acreano, os dirigentes dividiram as chaves da seguinte maneira: Atlético Acreano, Plácido de Castro, Humaitá e Andirá EC (chave A); Rio Branco, Galvez, Vasco da Gama e Adesg (chave B).

Fórmula de disputa

A disputa do próximo Campeonato Acreano será disputa em turno e returno, com as equipes divididas em duas chaves, cada uma delas com quatro equipes. No primeiro turno, as equipes jogam fora de seus respectivos grupos, enquanto no segundo turno elas duelam internamente. A cada final de turno classificam as duas melhores equipes de cada chave para decidirem o título no sistema olímpico (semifinal e final). Os dirigentes aprovaram ainda que, caso uma equipe vença os dois turnos em disputa, será declarada campeã. Havendo campeões diferentes a cada final de turno, a decisão do título será disputada em dois jogos extras. Ficou ainda decidido que o clube com melhor campanha terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais durante as finais extras.

Locais de jogos

Os jogos do Campeonato Acreano já têm duas praças esportivas confirmadas: Arena da Floresta e Florestão. Outras duas praças podem ser inseridas na disputa. O estádio Ferreirão, em Plácido de Castro, localizado a 100 quilômetros de Rio Branco, está com obras avanças e tem boas chances de receber jogos do estadual. Já o estádio Naborzão, em Senador Guiomard, localizado a 25 quilômetros de Rio Branco, ainda requer ajustes mais complicados a se fazer, mas também pode ser outra praça esportiva a ser utilizada pelos clubes na temporada.

Na próxima temporada, as partidas serão disputadas as quintas-feiras, sábados e domingos. No meio de semana, as rodadas duplas começam a partir das 17h30. Já aos finais de semana, os horários do início das rodadas duplas estão mantidos para iniciar a partir 15h30, enquanto o horário do jogo de fundo segue às 17h30.

De acordo com o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antonio Aquino Lopes, os dirigentes de Plácido de Castro e Adesg terão que apresentar ao Ministério Público os laudos de segurança e engenharia das duas praças esportivas com 30 dias antes do início do estadual.

Regulamento

Os dirigentes dos clubes locais homologaram ainda o regulamento do Campeonato Acreano de Futebol da Primeira Divisão. Entre os itens aprovados pelos dirigentes consta que não haverá prorrogação caso exista a necessidade desta prerrogativa para indicar o campeão da temporada, assim com a decisão do título indo para as cobranças de penalidades. O saldo de gols durante as finais também foi outro item abolido do regulamento da próxima temporada.

Por conta de logística, caso Plácido de Castro e Adesg chegue a decisão do estadual, terão que disputar os dois jogos decisivos na capital Rio Branco.

Na busca de apoio

Os dirigentes do futebol local estão querendo agendar um encontro com o governador Tião Viana. A ideia dos dirigentes será sensibilizar o poder público para que o mesmo seja o patrocinador oficial da competição.